Escritório

O Patrício Sociedade de Advogados foi fundado em agosto de 2008 por Vanderlei de Menezes Patrício – OAB/SP nº 275.809 e Carolina Sautchuk Patrício – OAB/SP nº 305.665 . O Escritório entende que os principais valores a serem sustentados no exercer da profissão são ética, profissionalismo, justiça, coerência e responsabilidade social.

O Patrício Sociedade de Advogados conta com um time preparado para lhe dar orientação e cuidar de suas demandas jurídicas.

Para prestar uma assessoria jurídica competente é preciso aliar conhecimento acadêmico à prática do cotidiano jurídico. Nossos Advogados acompanham de perto o dia-a-dia do Direito brasileiro, e estão prontos para responder às mais diversas demandas legais, seja em instâncias primárias até os Tribunais Superiores.

O Patrício Sociedade de Advogados atua em diversas áreas do Direito, sobretudo em causas processuais do Trabalhista, Consumidor, Cível, Família e Sucessões e Previdenciário.

Nosso Escritório está sediado em Jabaquara – São Paulo/SP.

O Direito

A palavra “Direito” vem do latim e significa “que segue regras pré-determinadas ou um dado preceito”. Ao longo do tempo o termo passou por várias grafias, dede “directo” e “dereyto”, até chegar à grafia atual. Alguns defendem que a palavra “Direito” faz referência à deusa romana da justiça que segurava em suas mãos uma balança com fiel. Dizia-se haver justiça quando o fiel estava absolutamente perpendicular em relação ao solo – “de rectum”.

O Direito envolve tudo que é conforme a razão, a justiça e a eqüidade. É o conjunto de princípios e normas que se aplica aos casos em sociedade. A ciência que estuda o que podemos exigir em conformidade com as leis ou a Justiça, que discute nossos direitos e obrigações enquanto cidadãos. É constituído pela soma das doutrinas, normas, e decisões em casos práticos, sacramentando os princípios que regem as relações do homem que vive em sociedade, buscando a ordem e o equilíbrio que é de interesse da própria sociedade.

A Justiça

O termo justiça vem do latim e diz respeito à igualdade de todos os cidadãos. É o princípio básico que objetiva manter a ordem social. O homem tenta alcançar o ideal de justiça através do Direito, em sua forma legal – constitucionalidade das leis, ou na sua aplicação a casos específicos – litígio.

A justiça, no âmbito da sociedade, está associada a máximas como “todos são iguais perante a lei” e “todos têm iguais garantias legais”, ou ainda, “todos têm iguais direitos”.

A palavra Justiça é empregada também como sinônimo de Poder Judiciário, “recorrer à Justiça”. Nesse caso, refere-se ao conjunto dos órgãos públicos aos quais a Constituição Federal brasileira atribui a função jurisdicional, visando resguardar a dignidade, o respeito e o normal funcionamento do judiciário.